Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
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Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Esta será uma liçao de como constuir campos Harmonicos.
o texto é da autoria do CarlosC (espero que nao te importes de ter "pirateado" a tua lição)
esta foi uma explicaçao colocada em outro forum, dedicado a guitarristas.
Nota: Não sabes intervalos?? Náo entres em panico e clica AQUI
o texto é da autoria do CarlosC (espero que nao te importes de ter "pirateado" a tua lição)
esta foi uma explicaçao colocada em outro forum, dedicado a guitarristas.
no exemplo de Fá...
para descobrires o CH, pegas na escala
esta é a formula da escala maior: T-2-3-4-5-6-7-T
estas são as notas, no tom de Fá.
F-G-A-Bb-C-D-E-F
depois harmonizas as notas da escala em terças seguidas:
cada nota é um grau, começas no 1, saltas 1 a próxima é terça...
Fá Sol Lá Si Dó ... Fá1 Sol2(salta) Lá3 Si4(salta) Dó5 etc...
fica assim:
T-3-5-7... F A C E
2-4-6-T... G Bb D F
3-5-7-2... A C E G
4-6-T-3... Bb D F A
5-7-2-4... C E G Bb
6-T-3-5... D F A C
7-2-4-6... E G Bb D
lado esquerdo grau das escala usados em terça
lado direito notas geradas para cada acorde...
agora nas notas, da direita para a esquerda são todas
T,3,5,7... numas a 3a é maior noutras menor... o mesmo para a 7a, na ultima a 5a é b5.
se pegares nos grupos de notas dispostas acima e fores verificar os graus T 3 5 7...
tens:
T,3,5,7
T,b3,5,b7
T,b3,5,b7
T,3,5,7
T,3,5,b7
T,b3,5,b7
T,b3,b5,b7
que, escrito em cifragem de acordes e com o numero romano do grau de cada acorde (ordem do campo harmónico) fica:
CH =
I7M pode ter 9,11,13
IIm7 pode ter 9, 11, 13
IIIm7 pode ter b9, 11, 13
IV7M pode ter 9, #11, 13
V7 pode ter 9, 11, 13
VIm7 pode ter 9,11,b13
VIIm7(b5) pode ter b9, 11, b13
as 9s 11s e 13s vêm da perpétuação das terças como fiz lá em cima... só que nas oitavas gera a respectiva nota +7 (para atingir o grau oitavado) tipo estamos na 2a... +7 = 9a
T-3-5-7... F A C E ... 2-4-6 G B D ... 9-11-13...
sendo os acordes básicos gerados pelas duas primeiras terças:
F
Gm
Am
Bb
C
Dm
Emb5
F
depois a nível de funções para cada grau do campo harmónico maior, de forma resumida fica:
I7M - Tonica (tem tónica terça e quinta do CH)
IIm7 - subdominante (tem 2a e 4a do CH)
IIIm7 - tonica (tem terça e quinta do CH)
IV7M - subdominante (tem 4a e 6a do CH)
V7 - dominante (tritono distancia de 3tons entre Bb e E)
VIm7 - tonica (tem tónica terça e quinta do CH)
VIIm7b5 - dominante (tritono distancia de 3tons entre Bb e E)
para fazeres progressões(sequências de acordes) podes ir tipo
VIm7 - IIm7 - V7- I7M...
bue conhecida e tipicamente usada em jazz...
as progressoes de blues são muitas vezes deste tipo
I7 - IV7 - I7 - IV7 - V7 - IV7 - I7 ...
outra progressão que não começa num subdominante (não há 'obrigatoriedade')
VIIm7b5 - III7 - VIm7 (sendo III7 um dominante secundário etc...)
lembra-te sempre que o movimento forte da progressão é de dominantes para tónicas, é isso que dá a sensação de resolução da tensão.
podes brincar muito à volta disto... podes usar dominantes de passagem também uma progressão que brinquei no ninjam com ppl no outro dia:
| Bm7add11 | Gm7add11 Am7add11 A#7add(#11) |:]
__4__________2__________1_______1_______
Nota: Não sabes intervalos?? Náo entres em panico e clica AQUI
Última edição por Pedro.20 em Ter Fev 08, 2011 11:12 am, editado 3 vez(es)
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
na boa man fizeste bem em partilhar eu tenho andado um pouco ocupado mas espero em breve contribuir com algo dentro do teu request
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
aqui estao campos harmonicos maiores, podias depois postar algo dos menores. até pode ser neste topico. assim tudo o que é CH, ficava no mesmo sitio
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
olha se conheceres a escala menor 'faço-te' o 'teste'...
T-2-b3-4-5-b6-b7-T
aplica isto em F e obtens a escala de Fm
depois, é seguires o raciocínio de T-b3-5... 2-4-b6... etc... e vais chegar às notas de cada acorde, constróis cada acorde 1 a 1 e voila, obtens cada acorde do CH.
deixa isso tudo passo a passo como fiz em cima aqui escrito que caso tenhas alguma dúvida ou erro que eu possa elucidar-te assim poderei ajudar alguém que tenha tendência a enganar-se nesse mesmo passo... mas claro que ficaria mais satisfeito se colocasses tudo certinho à primeira.
T-2-b3-4-5-b6-b7-T
aplica isto em F e obtens a escala de Fm
depois, é seguires o raciocínio de T-b3-5... 2-4-b6... etc... e vais chegar às notas de cada acorde, constróis cada acorde 1 a 1 e voila, obtens cada acorde do CH.
deixa isso tudo passo a passo como fiz em cima aqui escrito que caso tenhas alguma dúvida ou erro que eu possa elucidar-te assim poderei ajudar alguém que tenha tendência a enganar-se nesse mesmo passo... mas claro que ficaria mais satisfeito se colocasses tudo certinho à primeira.
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Agora vou mudar de cordas a guitarra da minha namporada e fazer lhe set up, depois já me vou debroçar sobre isso
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Bem, depois do set up quase feito, sim, porque nao consegui mexer no braço porque a fender gosta de ser boa americana e entao as chaves que tenho nao encaixam no parafuso, logo a guitarra tem uma acçao super alta e esta super desconfortavel, e delorosamente dificil de tocar. ao fim de 5m a fazer acordes de barra ou uns licks mais rapidos, ta a doer os pulsos.
enfim.
vamos lá entao ver o CH menor, ao som de Erotic Cakes de Govan
T-2-b3-4-5-b6-b7-T
escala de Fm entao fica:
Fá Sol Láb Si Dó# Ré Mib (Fá)
(Acertei Carlos?)
Partindo do principio que está certo vamos entao construir o CH de Fm
Fá Láb Dó# Mib=Fm7dim
Sol Si Ré Fá=G7
Láb Dó# Mib Sol=Abm7M
Si Ré Fá Láb=Bm7Aum
Dó# Mib Sol Si=C#dim7M
Ré Fá Láb Dó#=Dm7
Mib Sol Si Ré=Eb7
Em termos de CH "geral" temos:
i7dim
II7
iii7M
iv7Aum
vdim7M
vi7
VII7
que dizes disto Carlos?
Acertei ou estou a dizer a maior das barbaridades?
Fail completo
enfim.
vamos lá entao ver o CH menor, ao som de Erotic Cakes de Govan
T-2-b3-4-5-b6-b7-T
Fá Sol Láb Si Dó# Ré Mib (Fá)
(Acertei Carlos?)
Partindo do principio que está certo vamos entao construir o CH de Fm
Fá Láb Dó# Mib=Fm7dim
Sol Si Ré Fá=G7
Láb Dó# Mib Sol=Abm7M
Si Ré Fá Láb=Bm7Aum
Dó# Mib Sol Si=C#dim7M
Ré Fá Láb Dó#=Dm7
Mib Sol Si Ré=Eb7
Em termos de CH "geral" temos:
i7dim
II7
iii7M
iv7Aum
vdim7M
vi7
VII7
que dizes disto Carlos?
Acertei ou estou a dizer a maior das barbaridades?
Fail completo
Última edição por Pedro.20 em Qua Dez 15, 2010 11:00 am, editado 1 vez(es)
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Pedro.20 escreveu:Bem, depois do set up quase feito, sim, porque nao consegui mexer no braço porque a fender gosta de ser boa americana e entao as chaves que tenho nao encaixam no parafuso, logo a guitarra tem uma acçao super alta e esta super desconfortavel, e delorosamente dificil de tocar. ao fim de 5m a fazer acordes de barra ou uns licks mais rapidos, ta a doer os pulsos.
enfim.
vamos lá entao ver o CH menor, ao som de Erotic Cakes de Govan
T-2-b3-4-5-b6-b7-T
escala de Fm entao fica:
Fá Sol Láb Si Dó# Ré Mib (Fá)
(Acertei Carlos?)
podes explicar-me, porquê de F G Ab B C# D Eb ?
1 para 2 -- F para G
2 para b3 - G para Ab
b3 para 4 - Ab para Bb (ao teres Ab para B tens 1tom e meio...)
4 para 5 -- Bb para C (ao teres C# tens #5) porque C é a nota numero 5 a contar de F...
5 para b6 -C para Db (D seria 6 natural... a b6 (Db) dista apenas meio tom da quinta perfeita)
b6 para b7 Db para Eb...
resultado fica:
F G Ab Bb C Db Eb ...
logo tudo o que foi feito a partir daqui está 'desadequado'.
outra nota de rodapé, não podes ter bemol e sustenido na mesma escala.
se te achares capaz refaz os acordes, agora que tens as notas certas...
ou então diz se preferes que eu os faça.
de qualquer modo tens que melhorar o teu raciocínio ou conhecimento sobre a aplicação dos intervalos na construção de escalas...
Pedro.20 escreveu:
Partindo do principio que está certo vamos entao construir o CH de Fm
Fá Láb Dó# Mib=Fm7dim
Sol Si Ré Fá=G7
Láb Dó# Mib Sol=Abm7M
Si Ré Fá Láb=Bm7Aum
Dó# Mib Sol Si=C#dim7M
Ré Fá Láb Dó#=Dm7
Mib Sol Si Ré=Eb7
isto não tem nada a ver com F menor mas analizando como construiste os acordes
Fm7dim = errado. os acordes diminutos não têm 7 nem 7M. têm bb7... são algo para 'outra altura' estas a falar de uma estrutura de acorde que de certo ainda não estudaste.
F Ab Bb (não C#) Eb = T - b3 - 4 - m7 = Fm7(4) ou Fm7(add11) dependendo da oitava e voicing...
x
9
8
8
8
x
ou
4
4
3
3
x
x
ou
x
11
13
13
x
13
(este ultimo voicing já é 11 em vez de 4)
G7 = certo
G B D F = T - 3 - 5 - 7
Abm7M = errado
Ab Db Eb G = T - 4 - 6 - 7 = Absus7M
analizando melhor este grupo de notas temos até
Eb - G como T - 3... Eb - G - Db fazem logo E7... temos E7/Ab
Mi bemol dominante com baixo em Lá...
x
8
8
11
11
x
ou
x
x
6
5
6
4
ou
x
4
6
5
x
4
Bm7aug = errado
B D F Ab = T - b3 - b5 - bb7 = Bdim
como vês, A# seria 7M em B, A seria 7 em B, Ab é bb7. nestes casos é que o acorde é diminuto.
quando tens b7 e não bb7, o acorde é semi-diminuto.
x
3
1
3
2
x
ou
x
6
7
6
x
7
Dó# Mib Sol Si=C#dim7M
C# D# G B = T - 2 - b5 - b7
onde foste buscar 7M se tens C# e B?
onde foste buscar dim? só tens b5...
este acorde ficaria C7add2(b5)(no3)
mas na harmonia diz-se que devemos sempre procurar ter T - 3 - 5... falhas-te esse principio básico pois no grupo de notas acima tens escrito...
G = T ... B = 3 ... C# = #4 ... D# = #5
devemos sempre procurar uma solução que tenha terça e quinta de preferência.
isto dá Gaug(#4) ou Gaug/C
x
x
4
5
6
9
ou
7
8
8
11
x
x
Ré Fá Láb Dó#=Dm7 (errado, ora C# tem apenas meio tom antes de D, logo não é 7 mas sim 7M)
D F Ab C# parece que vai dar:
T - b3 - b5 - 7 = Dm7M(b5)
x
6
6
6
5
x
ui... só tu para arranjares um acorde do demo... xD
x
9
10
11
x
10
[nota interesante to self]
a escala usada para solar sobre este acorde seria:
D - E# - F# - G# - A - B - C#
em vez de ser D menor harmonica (que seria T 2 b3 4 5 6 b7 T)... é D lidian #2... é o modo do VI grau da menor harmonica que fica T #2 3 #4 5 6 7 T
Mib Sol Si Ré=Eb7 (7 porque? Eb tem apenas meio tom de distancia de D, logo é 7M, se fosse Db era 7)
Eb G B D = T - 3 - #5 - 7
Eb7M(#5)
x
8
7
9
6
x
bem... que trabalheira: tens ainda muita coisa básica para estudar, como fazeres bem as contas dos intervalos... saberes teoria básica sobre acordes como T - 3 - 5... evitares misturar # e b... e usas tipos de acordes que não conheces como os diminutos.
se não souberes construir bem escalas, dificilmente vais construir bem acordes...
Edit: correcção de gralhas e pregos... tinha escrito o post a uma hora demasiado avançada xD
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Bem, depois de muita luta cá está o CH de Fm.
Temos entao a escala Menor
T 2 b3 4 5 b6 b7
Fá So Láb Sib Dé Réb Mib
Campo Harmónico Fica então:
Fm7-Fá Láb Dó Mib
Gm7(b5)-Sol Sib Réb Fá
Ab7M-Láb Dó Mib Sol
Bbm7-Sib Réb Fá Láb
Cm7-Dó Mib Sol Sib
Db7M-Réb Fá Láb Dó
Eb7-Mib Sol Sib Réb
Ficamos entao com o Campo Hamronico Menor
Im7
IIm7(b5)
III7m
IVm7
Vm7
VI7M
VII7
Abraço
Temos entao a escala Menor
T 2 b3 4 5 b6 b7
Fá So Láb Sib Dé Réb Mib
Campo Harmónico Fica então:
Fm7-Fá Láb Dó Mib
Gm7(b5)-Sol Sib Réb Fá
Ab7M-Láb Dó Mib Sol
Bbm7-Sib Réb Fá Láb
Cm7-Dó Mib Sol Sib
Db7M-Réb Fá Láb Dó
Eb7-Mib Sol Sib Réb
Ficamos entao com o Campo Hamronico Menor
Im7
IIm7(b5)
III7m
IVm7
Vm7
VI7M
VII7
Abraço
Última edição por Pedro.20 em Sáb Dez 25, 2010 7:13 am, editado 1 vez(es)
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Pedro.20 escreveu:Bem, depois de muita luta cá está o CH de Fm.
Temos entao a escala Menor
T 2 b3 4 5 b6 b7
Fá So Láb Sib Dé Réb Mib
Campo Harmónico Fica então:
Fm7-Fá Láb Dó Mib
Gm7(b5)-Sol Sib Réb Fá
Ab7M-Láb Dó Mib Sol
Bbm7-Sib Réb Fá Láb
Cm7-Dó Mib Sol Sib
Db7M-Réb Fá Láb Dó
Eb7-Mib Sol Sib Réb
Ficamos entao com o Campo Hamronico Menor
i7
ii7(b5)
III7m
iv7
v7
VI7M
VII7
Abraço
não compreendo porque fazes assim a parte sublinhada.
tens Fm7 tiras o F deixas o m7 e fica I como numero do grau. fazes assim para cada acorde
o II grau é também menor e não escreves ali menor.
estudar com I e i a distinguir maiores e menores não serve... quando escreves o acorde não escreves A e a nem C e c...
escreves C e Cm... então nos graus é igual. não sei porque inventam essas coisas tornam a teoria musical pouco óbvia e complicam um assunto que é simples. keep it simple.
quanto ao CH de Fá menor estás lá na escala notas e acordes. Por isso podes tentar o de Si menor para ires praticando.
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Eu escrevo assim, pois foi assim que me ensinaram a escrever. I= 1º grau maior ii=2º grau menor.
mas isso sao promenores, o que interessaé o CH de Fm estar correcto
Mais logo faço do de Si menor entao
mas isso sao promenores, o que interessaé o CH de Fm estar correcto
Mais logo faço do de Si menor entao
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
mas os graus nunca se escrevem com letras pequenas quando estamos a falar de harmonia/acordes.
isso é totalmente desadequando de usar no 'meu mundo' porque os sistemas de cifragem dizem isto:
tipo de terça:
" " (nada) = terça maior
"m" (m pequeno) - terça menor.
a parte do I II III é apenas o numero do grau na tónica, escreveres ii é como escreveres ab
ninguém escreve tónicas com letras pequenas também. se calhar ainda é cedo demais para estudares este tipo de coisas porque os teus conhecimentos base trazem esse tipo de erros.
o resultado da parte final que eu risquei devia ser:
I m7
II m7(b5)
bIII 7M
IV m7
V m7
bVI 7M
bVII 7
(era isto que eu esperava que escrevesses nesse post de resposta)
mas não conseguiste chegar lá porque trazes conhecimentos base algo 'estranhos'. os graus da escala são 1 2 b3 4 5 b6 b7 ... porque não são nos acordes? o que tu escreveste como conclusão final não coincide com as notas que tinhas colocado anteriormente. repara bIII é Ab mas tu ao pores III significa A, no contexto de F menor. Logo o que escreveste não tinha lógica nenhuma. isso acontece porque falta-te bases sobre o sistema de cifragem... se calhar estás a avançar para uma área demasiado rápido sem dominares bem as bases e isso faz-te ter erros recorrentes em todo o lado.
tenta agir da forma oposta, só avançar quando tiveres pleno domínio dos conhecimentos anteriores, só assim é que te constróis de forma sólida sem falhas.
tens aqui muita coisa para estudar... e coisas como I ser maior e i ser menor podem não ser lá muito úteis nalguns contextos. eu pelo menos nunca usei disso já vi fazerem esse 'erro'(na minha opinião) mas cada um tem o seu jeito de estudar no fim o que importa é onde se consegue chegar.
há muita gente que toca bem e não tem grande conhecimento, há quem saiba muito e não toque muito por aí além... há quem saiba e toque. cabe-te a ti avaliar a informação que vais absorvendo e ver se ela resulta ou não. esse tipo de 'tentativa de cifragem' não resulta pois não o poderia usar para ler o realbook nem para estudar seus temas.
se calhar com uma forma mais consistente, sempre identica, coerente consisa e simplificada de cifrar torna-se mais fácil estudar harmonia sem enganos.
Edit:
olha lembrei-me de te mostrar, isso do I e i que aprendeste nem no wikipédia é mencionado na página sobre cifragem musical.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cifra_(m%C3%BAsica)
isso é totalmente desadequando de usar no 'meu mundo' porque os sistemas de cifragem dizem isto:
tipo de terça:
" " (nada) = terça maior
"m" (m pequeno) - terça menor.
a parte do I II III é apenas o numero do grau na tónica, escreveres ii é como escreveres ab
ninguém escreve tónicas com letras pequenas também. se calhar ainda é cedo demais para estudares este tipo de coisas porque os teus conhecimentos base trazem esse tipo de erros.
o resultado da parte final que eu risquei devia ser:
I m7
II m7(b5)
bIII 7M
IV m7
V m7
bVI 7M
bVII 7
(era isto que eu esperava que escrevesses nesse post de resposta)
mas não conseguiste chegar lá porque trazes conhecimentos base algo 'estranhos'. os graus da escala são 1 2 b3 4 5 b6 b7 ... porque não são nos acordes? o que tu escreveste como conclusão final não coincide com as notas que tinhas colocado anteriormente. repara bIII é Ab mas tu ao pores III significa A, no contexto de F menor. Logo o que escreveste não tinha lógica nenhuma. isso acontece porque falta-te bases sobre o sistema de cifragem... se calhar estás a avançar para uma área demasiado rápido sem dominares bem as bases e isso faz-te ter erros recorrentes em todo o lado.
tenta agir da forma oposta, só avançar quando tiveres pleno domínio dos conhecimentos anteriores, só assim é que te constróis de forma sólida sem falhas.
tens aqui muita coisa para estudar... e coisas como I ser maior e i ser menor podem não ser lá muito úteis nalguns contextos. eu pelo menos nunca usei disso já vi fazerem esse 'erro'(na minha opinião) mas cada um tem o seu jeito de estudar no fim o que importa é onde se consegue chegar.
há muita gente que toca bem e não tem grande conhecimento, há quem saiba muito e não toque muito por aí além... há quem saiba e toque. cabe-te a ti avaliar a informação que vais absorvendo e ver se ela resulta ou não. esse tipo de 'tentativa de cifragem' não resulta pois não o poderia usar para ler o realbook nem para estudar seus temas.
se calhar com uma forma mais consistente, sempre identica, coerente consisa e simplificada de cifrar torna-se mais fácil estudar harmonia sem enganos.
Edit:
olha lembrei-me de te mostrar, isso do I e i que aprendeste nem no wikipédia é mencionado na página sobre cifragem musical.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cifra_(m%C3%BAsica)
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Eu escrevo assim, pois foi assim que me ensinaram a escrever. I= 1º grau maior ii=2º grau menor.
mas isso sao promenores, o que interessaé o CH de Fm estar correcto
Mais logo faço do de Si menor entao
mas isso sao promenores, o que interessaé o CH de Fm estar correcto
Mais logo faço do de Si menor entao
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
que, escrito em cifragem de acordes e com o numero romano do grau de cada acorde (ordem do campo harmónico) fica:
CH =
I7M pode ter 9,11,13
IIm7 pode ter 9, 11, b13
IIIm7 pode ter b9, 11, 13
IV7M pode ter 9, #11, 13
V7 pode ter 9, 11, 13
VIm7 pode ter 9,11,b13
VIIm7(b5) pode ter b9, 11, b13
Permite-me apenas uma correcção.
Tendo em conta que o modo dórico é formado apartir de T 2 3b 4 5 6 7b, então em termos de extensões para o acorde que caracteriza esse modo dórico da referida escala maior, deveremos ter 9, 11 e 13 = 2, 4 e 6, ao invés de 13b, caracteristico da escala menor natural. Até porque repara que tens os mesmos intervalos para o II e VI graus da escala. O mesmo se passa com o Frígio, em que tens 13, e deverias ter 13b, porque esse sim possui a 6a menor, apenas diferindo para a menor natural, no 2b.
Cumprimentos,
CL
CL- Novato
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Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Muito fixe....já só falta saber o que esses números e letras significam...acho que ja me apareceu num teste de matemática
LinK93- Novato
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Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Link, isso está explicado em cima, mas eu volto a explicar. os numeros sao os graus, I=1º grau, II=2º grau e por ai a fora. os que forem por exemplo IIm quer dizer que é segundo grau menor. se for só I, é grau maior.
os 9, 11 e 13 e 2, 4 e 6 respctivamente, sao extensoes dos acordes, tal como C7 é um acorde Dó de setima, um D9 (ou outro daqueles numeros) é um Dó de nona.
se leres coma tençao isto percebes bem a cena disto. há é que estudar e praticar, praticar e praticar. depois as tantas sabes isto tudo. e sabes todos os campos harmonicos. é apenas uma questao de estudo
os 9, 11 e 13 e 2, 4 e 6 respctivamente, sao extensoes dos acordes, tal como C7 é um acorde Dó de setima, um D9 (ou outro daqueles numeros) é um Dó de nona.
se leres coma tençao isto percebes bem a cena disto. há é que estudar e praticar, praticar e praticar. depois as tantas sabes isto tudo. e sabes todos os campos harmonicos. é apenas uma questao de estudo
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
Pedro realmente devias editar o 1o post onde o CL disse apanhou-me desprevenido tive um lapso num detalhe importante, no II grau não é b13 mas sim 13.
Pedro.20 escreveu:Já tratei disso
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
@Pedro: Atenção que no caso do C7, a sétima é menor apesar de não dizer nada (e a terceira é maior).
CL- Novato
- Mensagens : 6
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Localização : Aveiro
Instrumento : Baixo/Guitarra
Re: Teoria Musical - Construção de Campos Harmonicos
sim, eu sei. sempre que nao tem nada na 7, é sempre menor. apenas temos informaçao concrecta quando é maior, 7M é o que aparece
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